quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Fazendo muito com pouca grana - parte 1


Existe, no orkut, uma comunidade com esse nome. Entrei e encontrei muitas coisas legais. Tenho usado aqui em casa algumas dicas e gostei bastante.
Abaixo coloquei algumas, depois procuro mais.

Lavando roupas: em toalhas e roupa de cama não usar amaciante. Lave assim:
1º) Adicione um copo americano(180ml) de vinagre (coloque no mesmo lugar ou use da mesma forma que usaria o amaciante)
2º Adicione um copo americano de alcool + 1/2 de sabão em pó e deixo a lavagem normal.
3º Lysoform no enxague, fica parecendo toalhas de hotel 5 estrelas.

++ O vinagre (1-copo americano) - elimina a gordura corporal e auxilia no processo de limpeza da maquina.
++ O alcool (1-copo americano) + 1/2 copo americano de sabão em pó, auxilia e muito no clareamente e na eliminação de machas dificeis das roupas.
++ O Lysoform (250ml para cada 10 lts de agua) - elimina o odor do alcool e do vinagre, deixando as roupas com um cheirinho de limpeza.

Vários usos do vinagre:
* Na falta de condicionador é só dissolver uma colher de sopa de vinagre de maçã em um litro de água e enxaguar o cabelo. Não precisa enxaguar de novo.

* Coloque uma colher de sopa de vinagre na água do cozimento do arroz, e ele fica soltinho.

* Para limpar:
PAREDES: faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.

ARMÁRIOS: para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.

ODORES DE ANIMAIS: para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

BANHEIRO: remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.

LAVANDERIA: coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.

COZINHA: esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente. Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha:
. para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.
. para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

Na comida: depois de fritar os bifes, colocar um pouco de óleo e colocar cebolas cortadas em rodelas para fritar, quando estiverem brilhantes e um pouco transparentes acrescentar vinagre branco, quantidade proporcional ao recipiente, geralmente umas duas colheres de sopa mais ou menos. mais duas colheres de agua aquecer e usar. Formará um molho ferrugem acebolado muito saboroso para usar sobre os bifes


Gente, tem muito mais. Depois eu procuro e coloco aqui. Se alguém usar e gostar...coloque no comentário para que possamos saber. Abraços!

2 comentários:

Cineide M Coelho disse...

agora deu pra gravar, vendo escrito fica mais fácil....vou copiar e seguir. Beijos, mamy.
Parabéns pelo blog, lindo!

Ruth Rodrigues disse...

A idéia do vinagre na máquina é show. Eu uso às vezes, mas não sabia a história do lysoform, vou conferir. Bjinhos...manda mais dicas...Te amo.